Domingo da Ressureição de Nosso Senhor Jesus

Cristo Ressuscitou Aleluia!!! A vida Venceu a morte!


Que a Vossa Luz Jesus, ilumine nossas vidas, nossas famílias, a humanidade inteira, e à toda criação.

Obrigada, nós o amamos muito!





Abraços, Ceane (Mariana Mazurek, ocds)






Sexta-feira da Paixão de Cristo



“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. (Jo 3,16)

"YouCat", instrumento único para dirigir-se aos jovens de hoje


Segundo o porta-voz vaticano, Pe. Federico Lombardi

CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 18 de abril de 2011 (ZENIT.org) - Um "milagre" que tem como objetivo continuar falando de Jesus aos jovens de hoje. Foi assim que o porta-voz do Vaticano definiu o "YouCat", um pequeno livro amarelo que resume o Catecismo da Igreja Católica de 1997 e que será entregue junto com as mochilas dos participantes da Jornada Mundial da Juventude em Madri.
No editorial de ‘Octava Dies', semanário informativo Centro Televisivo Vaticano, o Pe. Federico Lombardi SJ, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, explicou que "já o grande Catecismo da Igreja Católica, elaborado por vontade de João Paulo II, sob a orientação do cardeal Joseph Ratzinger, foi um ‘milagre', pois poucos acreditavam que seria possível obter uma formulação comum, unitária, sistemática e global da nossa fé, neste tempo de evolução muito rápida das mentalidades e da linguagem, de variedade e de uma fragmentação cultural explosiva".
"Milagre da unidade da fé no caminho difícil da história - acrescentou -, milagre de uma força centrípeta que atrai a Cristo, apesar das muitas forças centrífugas que nos impelem a perder-nos na babel do mundo."
"Mas esta fé única - continua o sacerdote jesuíta - deve expressar-se com linguagens capazes de atingir o coração dos jovens de hoje, deve articular-se com respostas às perguntas feitas a cada dia. Caso contrário, ficará cada vez mais longe da vida."
"Por essa razão - sublinha o porta-voz vaticano -, é necessário estudar o grande Catecismo com os jovens, juntos, em comunidade, para compreendê-lo e reescrever a sua riqueza com palavras que possam ser compreendidas pelos seus colegas, seus amigos, que, por sua vez, têm muitas perguntas e expectativas."
"É preciso traduzir o livro da fé, para que Jesus fale também hoje aos jovens, e não apenas aos jovens de um país, mas de tantos países diferentes, que não compartilham apenas a música e o modo de vestir, senão também os interrogantes decisivos de sempre."
"Aventura maravilhosa! Iniciativa corajosa! ‘YouCat' não nasceu perfeito, mas é um autêntico milagre que temos nas mãos. Nós temos que melhorá-lo e, juntos, fazer que cresça, com a passagem das novas gerações, com a paixão da unidade da fé, que responde ao seu desejo profundo de comunidade e de esperança", conclui.

"Pascoa, centro da vida cristã"

Após este rico período da Quaresma ,onde tivemos a cada dia o convite para morrermos para nossas fraquezas e egoísmos e ressuscitarmos para o amor e a vida nova ,entramos mais uma vez na Semana Santa refletindo sobre o processo de aniquilamento que Jesus enfrentou livremente por nós .


Jesus o Servo Sofredor ,se entrega por todos os que sofrem e vem encher de confiança e esperança a toda humanidade ,mostrando -nos o seu Amor sem medida.

Ao caminharmos nesta semana ,recordando os passos de Jesus ,possamos olhar também para nossos passos muitas vezes não tão firmes e corajosos.

É hora de levantarmos a cabeça e com coragem ,sustentados por sua Palavra iniciarmos caminhada nova.Não poderemos deixar de olhar também ,para nosso próximo ,muitas vezes necessitado de nosso apoio e acolhida.

Mas a Vigília Pascal ,a mãe de todas as vigílias ,se aproxima e celebraremos a vitória da vida sobre a morte!!!!!O acontecimento central de nossa fé!!!!

JESUS RESSUSCITOU VERDADEIRAMENTE !!!!!!ALELUIA!!!!!

Uma vida nova é possível!!!As pedras são removidas !!!Os medos não existem mais!!!!O bem vence o mal!!!!

Podemos caminhar nesta certeza:O NOSSO SENHOR ESTÁ VIVO E NOS DÁ A FORÇA NECESSÁRIA PARA SERMOS SEUS DISCÍULOS E MISSIONÁRIOS APESAR DAS DIFICULDADES QUE POSSAM APARECER!!!!!

A TODOS,MEUS IRMÃOS E IRMÃS AMADOS(AS),QUERO DESEJAR UMA SANTA SEMANA SANTA E UMA FELIZ PÁSCOA!!!!!!

COM MINHA AMIZADE E CARINHO

MARIA EDUARDA

‘YouCat’, subsídio que responde perguntas dos jovens


Apresentado Catecismo para participantes da JMJ de Madri

ROMA, quinta-feira, 14 de abril de 2011 (ZENIT.org) -

Uma espécie de introdução para o Catecismo da Igreja Católica e para o seu Compêndio e um instrumento eficaz para a nova evangelização: foi assim que o cardeal Stanislaw Ryłko, presidente do Conselho Pontifício para os Leigos, definiu o ‘YouCat', o subsídio para os jovens do qual serão distribuídas 700 mil cópias aos participantes da 26ª Jornada Mundial da Juventude de Madri.

O texto, apresentado ontem em Roma, busca expor a fé católica em seu conjunto, como está contida no Catecismo da Igreja Católica de 1997, com uma linguagem adaptada aos jovens.

Publicado em 17 idiomas, incluindo o chinês, ‘YouCat' foi escrito por um grupo de teólogos, sacerdotes e religiosos professores de língua alemã, sob a responsabilidade da Conferência Episcopal Austríaca, e tem a aprovação da Conferência dos Bispos alemães e suíços. Para cada país está previsto um supervisor.

Por que este subsídio? "A urgência - disse em coletiva de imprensa o cardeal Christoph Schönborn, arcebispo de Viena - decorre do fato de que os jovens protagonistas deste texto já pertencem a uma geração para a qual ser cristão é uma escolha consciente."

Eles vivem, de fato, "num contexto em que são uma minoria e, portanto, têm uma aproximação da fé muito diferente das nossas gerações, para as quais era normal participar da Missa dominical".

‘YouCat" está estruturado em 527 perguntas e respostas; no final de cada resposta, os números se referem a exposições mais detalhadas do Catecismo da Igreja Católica. "Uma decisão acertada - comentou Dom Rino Fisichella, presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização -, principalmente porque pedagogicamente permite compor uma melhor síntese, necessária para manter os conteúdos de forma breve e concisa."

Na elaboração do texto, contou-se com a colaboração de 50 jovens, escolhidos de forma que fosse um grupo o mais representativo possível da realidade da juventude.

"O texto - explicou Nikolaus Magnis, seminarista da diocese de Limburg, um jovem que colaborou no ‘YouCat' - não está escrito em uma linguagem puramente teológica, compreensível apenas para aqueles que estudaram teologia, mas tampouco em um dialeto juvenil."

Os jovens colaboraram na discussão e formulação das perguntas: "Eu achava que ficaria entediada - disse Elizabeth Meuser, estudante de violino na ‘Royal Academy' de Londres, que transcreveu o resultado das discussões; no entanto, foi muito interessante: cada um contribuiu de acordo com sua especialização e o resultado foi surpreendente."

Uma das vicissitudes do projeto foi a tradução italiana do texto, que tinha um erro no número 420, sobre os métodos de regulação da fecundidade, e não "métodos anticoncepcionais", como foi escrito; ontem, o subsídio foi apresentado à imprensa, porém, com a inclusão de uma nota de esclarecimento.

"Houve problemas também com a edição francesa - disse Schönborn -, que sairá com atraso devido a um erro sobre a relação com as religiões." Isso não é incomum: "Também com o texto do Catecismo da Igreja Católica, foi preciso fazer muitas correções - acrescentou o Cardeal Schönborn; a Congregação para a Doutrina da Fé fará uma lista dos elementos apontados, pouco a pouco, e as correções serão inseridas nas próximas edições".

Ele também corrige a referência à "eutanásia passiva" (n. 382), relatada por jornalistas na Sala de Imprensa: "eutanásia passiva e eutanásia ativa - disse Dom Fisichella - são termos obsoletos. Já não se usam e não deveriam ser usados novamente. É preciso ser muito precisos para evitar mal-entendidos em assuntos tão delicados".

(Chiara Santomiero)

Santos pensamentos


"Jamais chegaremos a conhecer-nos,
se juntos não procuramos conhecer a Deus."

(Santa Teresa de Jesus)



Abraços,

Ceane Ribeiro (Mariana Mazurek, ocds)