"YouCat", instrumento único para dirigir-se aos jovens de hoje


Segundo o porta-voz vaticano, Pe. Federico Lombardi

CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 18 de abril de 2011 (ZENIT.org) - Um "milagre" que tem como objetivo continuar falando de Jesus aos jovens de hoje. Foi assim que o porta-voz do Vaticano definiu o "YouCat", um pequeno livro amarelo que resume o Catecismo da Igreja Católica de 1997 e que será entregue junto com as mochilas dos participantes da Jornada Mundial da Juventude em Madri.
No editorial de ‘Octava Dies', semanário informativo Centro Televisivo Vaticano, o Pe. Federico Lombardi SJ, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, explicou que "já o grande Catecismo da Igreja Católica, elaborado por vontade de João Paulo II, sob a orientação do cardeal Joseph Ratzinger, foi um ‘milagre', pois poucos acreditavam que seria possível obter uma formulação comum, unitária, sistemática e global da nossa fé, neste tempo de evolução muito rápida das mentalidades e da linguagem, de variedade e de uma fragmentação cultural explosiva".
"Milagre da unidade da fé no caminho difícil da história - acrescentou -, milagre de uma força centrípeta que atrai a Cristo, apesar das muitas forças centrífugas que nos impelem a perder-nos na babel do mundo."
"Mas esta fé única - continua o sacerdote jesuíta - deve expressar-se com linguagens capazes de atingir o coração dos jovens de hoje, deve articular-se com respostas às perguntas feitas a cada dia. Caso contrário, ficará cada vez mais longe da vida."
"Por essa razão - sublinha o porta-voz vaticano -, é necessário estudar o grande Catecismo com os jovens, juntos, em comunidade, para compreendê-lo e reescrever a sua riqueza com palavras que possam ser compreendidas pelos seus colegas, seus amigos, que, por sua vez, têm muitas perguntas e expectativas."
"É preciso traduzir o livro da fé, para que Jesus fale também hoje aos jovens, e não apenas aos jovens de um país, mas de tantos países diferentes, que não compartilham apenas a música e o modo de vestir, senão também os interrogantes decisivos de sempre."
"Aventura maravilhosa! Iniciativa corajosa! ‘YouCat' não nasceu perfeito, mas é um autêntico milagre que temos nas mãos. Nós temos que melhorá-lo e, juntos, fazer que cresça, com a passagem das novas gerações, com a paixão da unidade da fé, que responde ao seu desejo profundo de comunidade e de esperança", conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário