quinta-feira, 21 de julho de 2011

VIII ENCONTRO DE JOVENS DA OCDS



Com muita alegria e determinação, nos reunimos em Goiânia, nos dias 15, 16 e 17 de julho, na Casa de Retiro Caminho de Emaús, das Irmãs Dominicanas, para o VIII Encontro de Jovens da OCDS. Contamos com a presença dos Membros das Comunidades de Goiânia, Trindade, Itapetininga, Rio de Janeiro, Mococa, Sete Lagoas, Avaré e outros jovens que se aproximaram pela primeira vez para beber da Espiritualidade Carmelitana. Também estiveram presentes nossa Presidente Maria Eduarda e os nossos Delegados Frei Fabiano e Frei Wilson.



Iniciamos com a Santa Missa e através da dinâmica que retrata o encontro da samaritana com Jesus e a volta do filho pródigo, que simboliza a passagem da noite escura para a chama viva de amor, levamos os jovens a se adentrarem no clima do encontro, refletindo na “Oração: O Caminho para a Perfeição”. Utilizamos o vaso de barro com os crachás para mostrar que devemos deixar-nos moldar pelas mãos do Divino Oleiro.



No sábado, logo ao despertar, nos direcionamos à Capela para salmodiarmos ao Senhor, que está presente em todos os lugares. Logo depois, fomos agraciados com a palestra de Frei Wilson, que nos falou sobre O Caminho para a Perfeição, apontando as virtudes para se chegar à oração: amor, desapego e humildade, pois sem elas a oração não será frutuosa e verdadeira. Em seguida, Carlos Almeida, esposo de Elisa da Comunidade de Itapetininga, falou-nos sobre Viver na Amizade com Deus, onde é necessário um encontro pessoal com Ele, para percebermos que dentro de nós Deus habita e se faz presente em todos os lugares.



Nossa Presidente Provincial Maria Eduarda nos levou a refletir com a palestra: A Medida do Serviço é o Amor, levando-nos a analisar as nossas qualidades e visualizar o que de bom fizemos aos outros e a nós mesmos no primeiro semestre de 2011. Agraciou-nos com vários exemplos e com a música de Gonzaguinha “viver e não ter a vergonha de ser feliz”.


À tarde, nos reunimos para as oficinas, onde apresentamos aos jovens um pouco da vida dos nossos santos: Santa Teresa de Jeus, São João da Cruz, Santa Teresinha e Santa Teresa dos Andes.
Frei Fabiano falou-nos sobre O Ser Sinal Visível do Amor de Deus no Mundo, onde devemos ser este sinal através do nosso testemunho de vida.
Momento forte e emocionante para todos nós foi a Missa Solene de Nossa Senhora do Carmo, onde os nossos irmãos da Comunidade Nossa Senhora do Carmo, de Goiânia, Márcio e Maria fizeram suas Promessas Definitivas, e Gardênia fez suas Primeiras Promessas. Após a celebração, Frei Wilson conduziu-nos ao Momento Mariano, onde nos colocamos A Caminho, com Maria, sendo Ela um exemplo para as nossas vidas, e fomos revestidos com seu Santo Escapulário.





Após este momento, como bons filhos de Teresa, fomos convidados a participar do “Dancin’ Days Carmelitano”, relembrando os anos 70.






Na manhã de Domingo, Frei Wilson, na dinâmica oracional, nos mostrou O Caminho da Oração no Pai Nosso, levando-nos ao Encontro Pessoal com Jesus no Santíssimo Sacramento.






Após este momento, Elisa encerrou as palestras com o tema Bendizer o Senhor por todos os séculos. Fizemos um momento de partilha, onde os jovens puderam falar sobre suas experiências durante o Encontro, e fechamos com chave de ouro, fazendo uma retrospectiva com slide de fotos. Assim como iniciamos, encerramos o VIII Encontro de jovens da OCDS com a Santa Missa.



Este encontro, como todos os outros, foi único, com momentos alegres, dinâmicos, de muita oração e escuta, palestras, partilha e comunhão, que só a família carmelitana pode nos proporcionar!
Nos despedimos informando que o IX Encontro de Jovens da OCDS já tem data e local marcados. Se Deus assim nos permitir, pretendemos realizá-lo no último final de semana de julho de 2012, no Rio de Janeiro.


Jovens da OCDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário