DEPOIMENTOS DO VIII CONGRESSO DE JOVENS DA OCDS

Segue abaixo alguns depoimentos referentes ao VIII Encontro de Jovens da OCDS, ocorrido em Goiânia/GO, de 15 a 17/07/2011:


Adicionar legenda
 Quando falamos de Encontro de Jovens inconscientemente lembramo-nos de alegria, harmonia, amizade e companheirismo. Quando se fala em Encontro de Jovens do Carmelo vai além destas características, onde nos deparamos com uma única que engloba estas quatro,sendo o Amor.


Amor pelo Carmelo que ao participar deste encontro nos encantamos com o mesmo;

Amor pelas pessoas que nunca vimos na vida, mas que ao estar no mesmo lugar parece conhecermos a muito tempo;



Amor pelos santos do Carmelo, e acreditar que possamos por meio de suas vidas, atitudes e escritos alcançar o caminho do amor como nos ensina Santa Terezinha ou como Tereza D’Ávila com o Caminho de Perfeição.

Ana Carolina Silva dos Santos -OCDS
Comunidade Alegria da Sagrada Face - Itapetininga/SP



Gostei muito de poder participar do encontro, pois pude perceber a dimensão e ação da ordem carmelita secular. Interagir com outras comunidades foi extremamente enriquecedor. Apesar de estar longe de casa me senti nela! Parecia que já conhecia a todos, como uma familia que fazia tempo que não via. A acolhida foi maravilhosa, agradeço a todos por isto!


O que mais me chamou atenção nas reflexões foi simplicidade e objetividade com que o tema do encontro nos foi repassado. Foi perceptivel que tudo foi preparado com muito carinho. Este conjunto de fatores reanimou meu compromisso com o Carmelo e espero que no proximo encontro, que acontecerá no Rio de Janeiro, eu possa também transmitir aos participantes, junto com minha comunidade, um pouco daquilo que eu vivenciei em Goiania: a alegria de ser carmelita. Salve Maria!

Erica Luz - OCDS Comunidade Santa Teresa de Jesus/RJ.




Aprendi uma grande lição na vida , que é a Oração que nós leva a perfeição, mais não a perfeição visual , mais sim a perfeição com Deus .


Pela Oração, conseguimos nós entender e entender oque Deus diz para nós .

E através dela que descobrimos o verdadeiro sentido do Amor de Deus .

Mais, não temos que orar só porque estamos com problemas e dificuldades , temos que orar pelo simples fato de você existir, e agradecer por tudo que você tem, inclusive sua vida. Se você reza você tem Deus e alegria no coração .

15/07,16/07 e 17/07. foram os melhores dias da minha vida , pois eu aprendi

que a Oração é o caminho para a perfeição . Aprendi que na vida que Deus está acima de nós e sem ele nada é possível . Aprendi a ter amizades, mais não amizades que se faz na escola . Mais sim amizades , que se faz na presença de Deus . Aprendi a respeitar o meu próximo . Enfim, eu aprendi a viver feliz na oração e juntamente com DEUS ! .

Ass : Cleicielly Rodrigues, 14 anos
Guapó/GO

Gratidão pelo VIII Encontro de Jovens OCDS em Goiânia


Após termos terminado nosso VIII Encontro de Jovens em Goiânia, quero agradecer em primeiro lugar à Comissão de jovens dirigida por nossa irmã Esther, da Comunidade de Itapetininga. Agradeço pelo empenho, pelo carinho com o qual tudo foi preparado e que, apesar dos obstáculos, percebo que Deus mais uma vez nos surpreendeu, passando à frente de tudo e tudo governando como Ele mesmo quis. Por isso o Encontro foi aquele momento tão bonito e tão familiar que você e a comissão nos ofereceu.

Aproveito a oportunidade para fazer um agradecimento também à equipe local, dirigida pelo Sebastião e o Márcio, ambos da Comunidade de Trindade, pela dedicação e o interesse com o qual tudo foi preparado. Creio eu que todos se sentiram “em casa”. Graças ao empenho de vocês dois e dos demais membros das comunidades, bem como das irmãs carmelitas, tivemos a oportunidade de bebermos, com abundância, desta fonte da espiritualidade carmelitana. Deixo aqui, nestas poucas palavras, a minha gratidão.

Não poderia deixar de agradecer aos nossos queridos jovens e aos demais que foram de longe e de perto e que participaram ativamente no encontro. Que o Senhor possa suscitar em vossos corações este desejo ardente de segui-Lo mais de perto através do vínculo do Carmelo e que vocês possam buscá-Lo sempre, encontrando n’Ele o vosso “maior e melhor amigo”, “mesmo de noite”. Faço votos que, aquela alegria que vocês viveram nos dias do encontro, possa continuar ardendo em vossos corações. Que a Mãe do Carmelo interceda por todos e vos guie em vossos caminhos, para que em tudo, vocês possam fazer a vontade de Deus em suas vidas.

Espero ansiosamente revê-los no Rio de Janeiro em 2012 para o nosso próximo encontro.

Um cordial abraço a todos. Com afeto Frei Fabiano Alcides, ocd.
VIII ENCONTRO DE JOVENS DA OCDS



Com muita alegria e determinação, nos reunimos em Goiânia, nos dias 15, 16 e 17 de julho, na Casa de Retiro Caminho de Emaús, das Irmãs Dominicanas, para o VIII Encontro de Jovens da OCDS. Contamos com a presença dos Membros das Comunidades de Goiânia, Trindade, Itapetininga, Rio de Janeiro, Mococa, Sete Lagoas, Avaré e outros jovens que se aproximaram pela primeira vez para beber da Espiritualidade Carmelitana. Também estiveram presentes nossa Presidente Maria Eduarda e os nossos Delegados Frei Fabiano e Frei Wilson.



Iniciamos com a Santa Missa e através da dinâmica que retrata o encontro da samaritana com Jesus e a volta do filho pródigo, que simboliza a passagem da noite escura para a chama viva de amor, levamos os jovens a se adentrarem no clima do encontro, refletindo na “Oração: O Caminho para a Perfeição”. Utilizamos o vaso de barro com os crachás para mostrar que devemos deixar-nos moldar pelas mãos do Divino Oleiro.



No sábado, logo ao despertar, nos direcionamos à Capela para salmodiarmos ao Senhor, que está presente em todos os lugares. Logo depois, fomos agraciados com a palestra de Frei Wilson, que nos falou sobre O Caminho para a Perfeição, apontando as virtudes para se chegar à oração: amor, desapego e humildade, pois sem elas a oração não será frutuosa e verdadeira. Em seguida, Carlos Almeida, esposo de Elisa da Comunidade de Itapetininga, falou-nos sobre Viver na Amizade com Deus, onde é necessário um encontro pessoal com Ele, para percebermos que dentro de nós Deus habita e se faz presente em todos os lugares.



Nossa Presidente Provincial Maria Eduarda nos levou a refletir com a palestra: A Medida do Serviço é o Amor, levando-nos a analisar as nossas qualidades e visualizar o que de bom fizemos aos outros e a nós mesmos no primeiro semestre de 2011. Agraciou-nos com vários exemplos e com a música de Gonzaguinha “viver e não ter a vergonha de ser feliz”.


À tarde, nos reunimos para as oficinas, onde apresentamos aos jovens um pouco da vida dos nossos santos: Santa Teresa de Jeus, São João da Cruz, Santa Teresinha e Santa Teresa dos Andes.
Frei Fabiano falou-nos sobre O Ser Sinal Visível do Amor de Deus no Mundo, onde devemos ser este sinal através do nosso testemunho de vida.
Momento forte e emocionante para todos nós foi a Missa Solene de Nossa Senhora do Carmo, onde os nossos irmãos da Comunidade Nossa Senhora do Carmo, de Goiânia, Márcio e Maria fizeram suas Promessas Definitivas, e Gardênia fez suas Primeiras Promessas. Após a celebração, Frei Wilson conduziu-nos ao Momento Mariano, onde nos colocamos A Caminho, com Maria, sendo Ela um exemplo para as nossas vidas, e fomos revestidos com seu Santo Escapulário.





Após este momento, como bons filhos de Teresa, fomos convidados a participar do “Dancin’ Days Carmelitano”, relembrando os anos 70.






Na manhã de Domingo, Frei Wilson, na dinâmica oracional, nos mostrou O Caminho da Oração no Pai Nosso, levando-nos ao Encontro Pessoal com Jesus no Santíssimo Sacramento.






Após este momento, Elisa encerrou as palestras com o tema Bendizer o Senhor por todos os séculos. Fizemos um momento de partilha, onde os jovens puderam falar sobre suas experiências durante o Encontro, e fechamos com chave de ouro, fazendo uma retrospectiva com slide de fotos. Assim como iniciamos, encerramos o VIII Encontro de jovens da OCDS com a Santa Missa.



Este encontro, como todos os outros, foi único, com momentos alegres, dinâmicos, de muita oração e escuta, palestras, partilha e comunhão, que só a família carmelitana pode nos proporcionar!
Nos despedimos informando que o IX Encontro de Jovens da OCDS já tem data e local marcados. Se Deus assim nos permitir, pretendemos realizá-lo no último final de semana de julho de 2012, no Rio de Janeiro.


Jovens da OCDS