Jovens criam site “Catecismo Jovem”

Jovens criam site “Catecismo Jovem” e são parabenizados por dom Odilo Pedro Scherer .

Qua, 18 de Janeiro de 2012 13:50 / Atualizado - Qua, 18 de Janeiro de 2012 13:58



Cinco seminaristas da arquidiocese de Florianópolis (SC), ao ter o primeiro contato com o YouCat (site católico que os jovens de todo o mundo comunicam criativamente sobre a sua fé), pensaram e desenvolveram o site “catecismojovem.com.br”, que busca convergir as redes sociais (blog, twitter, facebook) e espaços do Catecismo Jovem, já utilizados.

“Para a criação desse site, nós nos inspiramos em algumas palavras do Santo Padre, o papa Bento XVI, no ato de lançamento do Youcat, como por exemplo, quando o papa diz que devemos formar grupos de estudo nas redes sociais. ‘Permanecei deste modo num diálogo sobre a vossa fé’, disse o papa. Então, atendendo a este convite e ordem do Papa, resolveram criar um blog, twitter, facebook e orkut, para divulgar e motivar estudos do Catecismo Jovem na internet, e incluir tudo numa só página, foi aí que surgiu o Catecismo Jovem”, disso um dos criadores do site, Guilherme Pontes.

O projeto se expandiu rapidamente pela internet e atualmente conta com 40 colaboradores de todo o Brasil, que auxiliam na divulgação de matérias, na produção dos conteúdos e na parte operacional das redes sociais.

O blog trás diariamente temas de formação, baseados no YouCat. Já o site, traz matérias sobre a utilização do YouCat, informações sobre a Igreja, além de todas as redes sociais do projeto.

O arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer, enviou uma mensagem aos seminaristas, parabenizando pelo trabalho desenvolvido. Disse o arcebispo: “Parabéns turma do Catecismo Jovem. Gosto do que vocês fazem. Continuem firmes! A boa semente, um dia, brotará”, afirmou dom Odilo Scherer por meio de seu twitter.

Reunião da Comissão de Jovens OCDS

No ultimo final de semana, dias 14 e 15 de janeiro, a Comissão de Jovens OCDS reuniu-se no Centro Teresiano de Espitualidade em São Roque para definir as diretrizes que serão propostas para as comunidades seculares do Brasil com o intuito de apresentar a espiritualidade carmelitana a juventude.

Neste encontro estavam presentes o Frei Fabiano, nosso delegado provincial; Rosangela Ribeiro, conselheira da comissão de Jovens, da cidade de São Paulo; Esther Pires, coordenadorada Comissão Jovem OCDS e Elisa Almeida, ambas da comunidade de Itapetininga/ SP;  Alba Rozana da cidade de Avaré/ SP; Eustaquio Joaquim de Mococa/SP e Erica Luz do Rio de Janeiro/RJ.

Foram discutidos os projetos para a juventude na perspectiva carmelita a serem executados neste ano com enfoque na Jornada Mundial da Juventude que ocorrerá no Rio de Janeiro em 2013.

Nesta reunião ficou decidido a importancia do encontro de jovens da OCDS acontecer em âmbito regional na intenção de preparar melhor as comunidades para o encontro com o Papa e pela necessidade de divulgar o carisma carmelitano entre a juventude.
 
Em breve, estaremos comunicando neste blog e por e-mail mais detalhes do que foi acordado nesta reunião.

Comissão de Jovens OCDS
Frei Fabiano Alcides
Delegado Provincial

Especial: Jornada Mundial da Juventude

BRASIL: Grande praça de internet para o jovens do Rio 2013

Novidades da Web da Jornada Mundial da Juventude

RIO DE JANEIRO, sexta-feira 13 janeiro de 2012 (ZENIT.org) .-

Com novidades em relação à edições anteriores em outras cidades do mundo, está o site da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro de 2013.
Esta grande Praça dos jovens internautas católicos de todo o mundo oferece em português notícias e outras facilidades para acompanhar os preparativos do encontro com Bento XVI na cidade carioca.
Na medida em que hajam voluntários tradutores para outras línguas, o site irá oferecendo seus conteúdos em várias línguas.
Um novo recurso é "Siga a Cruz", um aplicativo para facilitar a interação e informação com os jovens do mundo. O aplicativo está disponível na web como uma ferramenta oficial da JMJ Rio 2013, que possibilitará, via celular ou tablet, seguir passo a passo o caminho dos dois símbolos da jornada – a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora - pelo Brasil. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado da web.
Desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação da Comunidade Católica Canção Nova, a pedido do Instituto JMJ Rio2013, o aplicativo estará disponível em primeiro lugar para os usuários de dispositivos iPhone, iPad e iPod. Em breve será lançado a versão também para tablets e smartphones com plataforma Android.
Os usuários podem também interagir com os amigos via Twitter e Facebook, traçar rotas detalhadas para o lugar onde se encontra a Cruz e acessar a galerias exclusivas de fotos.
O Brasil vive já em clima de Jornada Mundial da Juventude com a peregrinação dos dois ícones que, desde o dia 18 de setembro, estão no país. Os símbolos vão visitar todas as dioceses no Brasil e os países do Cone Sul, em preparação para o grande evento no Rio de Janeiro.
Para mais informações: http://www.rio2013.com/.