JOVENS DA OCDS

Um pouco da nossa história

A Comissão de Jovens da OCDS nasce do incentivo de Frei Patrício, na tentativa de levar a Espiritualidade Carmelitana aos Jovens, durante a realização do XIX Congresso da OCDS, em São Roque - SP, com o objetivo de na força do Espírito Santo, gerar almas novas à Cristo.
A nova Comissão, assistida pela Província do Sudeste do Brasil, com o intuito e o comprometimento de levar uma nova e profunda experiência de Deus, transmitindo ao mundo jovem o profundo silêncio carmelita, buscando conhecer a espiritualidade dos nossos Santos, organiza com muito afinco o I Encontro de Jovens em Piumhi - MG, em Setembro de 2.004, com o Tema: “Como Pássaros, Sentinelas da Manhã”.
Foi um Encontro maravilhoso que ficou na lembrança de todos que lá puderam estar. E assim inicia - se um trabalho de caminhada em busca da Juventude Carmelitana...
Sabendo-se que não se pode parar no caminho, foi dada continuidade a este trabalho e junto com a Comissão de Presidentes e Mestres, em Itaici - SP, em 2.005, realizava-se o II Encontro de Jovens com o Tema: “Descalça-te”.
Era necessário o despojamento, tirar as sandálias e continuar o caminho, mesmo com as quedas e os espinhos, mas é preciso sempre seguir em frente.
Em 2.006, realiza-se em Caratinga- MG, o III Encontro de Jovens, como o Tema: “Busca-te em Mim”!
Foi um Encontro dinâmico, alegre e maravilhoso. De uma vivencia repleta da graça de Deus em nossas vidas. Foi um verdadeiro Buscar e Encontrar, no Nosso Deus de Amor.
Nessa caminhada de profundo aprendizado, vimos que não poderíamos nos reter apenas aos Jovens, e por graça de Deus, nos abrimos aos Jovens e também aos Iniciantes da OCDS, que começando a caminhar nas comunidades e a beber desta espiritualidade, puderam nos encontros de jovens, conhecer o Carmelo, que em nossos Encontros, lhes são apresentados de forma dinâmica e profunda. Nesta mesma dimensão, na Casa de Retiro São José, em Belo Horizonte - Minas Gerais, em 2.007, acontece o IV Encontro de Jovens e Iniciantes da OCDS, juntamente com o Encontro de Presidentes e Mestres.
Este Encontro teve como Tema: “Não quero ser Santa pela metade”, com a Vivência da Santidade nas pequenas coisas...

Em 2.008, acontece o V Encontro de Jovens e Iniciantes da OCDS, em Belo Horizonte – MG, na Casa de Retiro da Santíssima Trindade, juntamente com o Encontro de Presidentes e Mestres, sendo o Tema: “Estar a sós com Aquele que sabemos que nos ama” onde trabalhamos muito a Oração: Trato de amizade com Deus. Nesta mesma perspectiva e voltando - nos como era a primeira intenção, ao trabalho com os Jovens e não mais aos Jovens e Iniciantes, preparamos em 2.009 o VI Encontro de Jovens da OCDS, em Itapetininga – SP, na Associação Nossa Senhora Rainha da Paz. Trabalhamos com o Tema: “Reconhecendo – te em Cristo!” e o Lema: “A meu ver, jamais chegaremos a nos conhecer totalmente se não procurarmos conhecer a Deus!”, buscando assim em Santa Teresa de Jesus o autoconhecimento. O conhecimento em Deus para chegarmos a nos conhecer. Foi um encontro muito jovem e repleto da graça de Deus com direito a teatro sobre a história do Carmelo e muito mais.
Dando continuidade aos nossos encontros regionais, realiza - se em 2.010, em Fortaleza – CE o VII - Encontro de Jovens da OCDS com o Tema: “O Mundo é o meu Carmelo” e o Lema: “A Ordem Secular dos Carmelitas Descalços (OCDS) faz do mundo o seu Carmelo”.
Foi um encontro maravilhoso, com muitos jovens e Vocacionados, um encontro repleto da graça de Deus.
“O Carmelita Descalço Secular deve ser um apaixonado por Deus, desejoso de buscar o seu rosto e contemplá-lo no silêncio da oração”.
Frei Patrício Sciadini, OCD.
A missão evangelizadora da Comissão de Jovens e levar a Espiritualidade Carmelitana aos nossos jovens.
O Congresso já é uma tradição e o Encontro de Presidentes e Mestres é uma formação necessária. Vimos ai uma necessidade de um resgate da juventude para o Carmelo.
Os encontros são abertos e muitos jovens puderam beber da fonte de Elias.
Lançamos a semente e esperamos que pela graça de Deus, ela seja regada.
E assim, vamos caminhando e levando o Carmelo jovem aos muitos jovens que dele querem beber...
Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo por todo amor dedicado a nós. Salve Maria!
Nossa missão evangelizadora é levar a Espiritualidade Carmelitana aos nossos jovens.

Sérgio do Sagrado Coração de Jesus e de Maria pela Comissão de Jovens da OCDS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário