Nossa Igreja, em sua riqueza duplamente milenar, ao celebrar a Semana que antecede o Natal do Senhor, na Liturgia das Vésperas, proclama as maravilhosas "Antífonas do Ó". São antífonas antiquíssimas, rezadas desde os primeiros séculos do cristianismo, para clamar e proclamar a vinda (primeira e segunda) do Senhor Jesus.
O acróstico ERO CRAS
Se lidas em sentido inverso, isto é, da última para a primeira, as iniciais latinas da primeira palavra depois da interjeição «Ó», resultam no acróstico «ERO CRAS», que significa «serei amanhã, virei amanhã», que é a resposta do Messias à súplica dos fiéis.
Publico no Blog do Carmelo Jovem essas antífonas, para que todos possam apreciá-las e cantá-las com suma devoção.
1. "Ó Sabedoria, que saístes da boca do Altíssimo, e atingis até os confins do universo e com força e suavidade governais o mundo inteiro: oh, vinde ensinar-nos o caminho da prudência".
2. Ó Adonai, guia da casa de Israel, que aparecestes a Moisés na sarça ardente e lhe destes vossa Lei sobre o Sinai: vinde salvar-nos com o braço poderoso!
3. Ó Raiz de Jessé, ó estandarte, levantado em sinal para as nações! Ante Vós se calarão os reis da terra, e as nações implorarão misericórdia! Vinde salvar-nos! Libertai-nos sem demora!
4. Ó Chave de Davi, o cetro da casa de Israel, que abris e ninguém fecha; fechais e ninguém abre: Vinde e libertai da prisão o cativo assentado nas trevas e à sombra da morte!
5. Ó Sol nascente justiceiro, resplendor da Luz eterna: oh, vinde e iluminai os que jazem entre as trevas e, na sombra do pecado e da morte, estão sentados.
6. Ó Rei das nações e objeto de seus
desejos, pedra angular que reunis em vós judeus e gentios: Vinde e salvai o
homem que do limo formastes!
7. Ó Emanuel, nosso
rei e legislador, esperança e salvador das nações; vinde salvar-nos, Senhor
nosso Deus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário